Busca:

laser/led na podologia
Sáb, 24 de Dezembro de 2011 06:13

TRATAMENTO DE MICOSES/ LASER / LED NA PODOLOGIA

Os efeitos terapêuticos do Led/laser são inúmeros, devido à sua amplitude nas possibilidades de aplicações. O laser possui três características peculiares, ou seja, é uma luz: colimada (sempre com o mesmo diâmetro), coerente (com o mesmo comprimento de onda) e monocromática (só com uma cor) onde apenas a porção boa da luz é utilizada. Embora emita radiação, é uma considerada energia pura, possui algumas contra-indicações, como por exemplo, a aplicação em: grávidas, portadores de marca-passo, glândulas hiperativas e manchas irregulares. Já o led não emite radiação e possui uma gama de cores que podem ser utilizadas em várias áreas de forma terapêutica. Tanto o led como o laser (vermelho e o infra) tem a mesma função e promovem os mesmos benefícios como podemos ver em várias dissertações de mestrado encontradas na internet.

O fungo vai morrendo gradativamente com a luz, os efeitos terapêuticos do Led/laser são inúmeros, devido à sua amplitude nas possibilidades de aplicações. O Led não emite radiação e possui uma gama de cores que podem ser utilizadas em várias áreas de forma terapêutica. Tanto o Led como o laser (vermelho e o infra) tem a mesma função e promovem os mesmos benefícios como podemos ver em várias dissertações de mestrado encontradas na internet. Vale à pena pesquisar!

Sua ação regeneradora, antiinflamatória, analgésica, fungicida e cicatrizante é notada em curto prazo e o mais importante: o efeito é contínuo após uma única aplicação, ou seja, a condição de melhora é visível e se mantém por muito tempo, mas devemos considerar que cada organismo tem uma maneira de reagir aos diversos tipos de tratamentos, considerando suas condições naturais e sistema imunológico.

Por ser energia pura e de alta intensidade, toda energia direcionada é absorvida pelas células, essa por sua vez reage no tecido quimicamente, por esse motivo falamos que o Led e o laser são um biomodulador tecidual. A principal diferença da ação do Led/laser das outras técnicas utilizadas na Podologia é que o benefício celular é produzido de dentro para fora, ou seja, a célula absorve os efeitos do laser através da sua ação nas mitocôndrias, promovendo sua rápida recuperação e cura.

No caso da onicomicose, que é a infestação da lâmina ungueal por fungos e/ou cândidas, devido ao ambiente propício para se instalarem: quente, úmido e escuro, o laser atua como acelerador no crescimento da lâmina saudável e destrói os fungos através da terapia fotodinâmica. Com o crescimento rápido da lâmina, a região infestada é rapidamente eliminada.

Sente alguma dor com a aplicação do Laser/Led?

O uso do laser/led não é sentido pelo paciente, já que sua potência é baixa, não esquenta, não arde, não dói, não causa prurido e nem traz nenhum desconforto. Com isso, deixamos bem claro que não se trata de um laser cirúrgico, mas sim de um laser terapêutico.

O laser de baixa potência acelera o processo de mitose das células e por isso estimula a desinflamação e a cicatrização, diminuindo também a dor.

Quem não pode usar o Laser?

O "soft laser" não pode ser usado em pessoas que possuem tumores malignos, porque, como sabemos, ele acelera a proliferação celular.Também não se deve utilizá-lo em pessoas com doenças de coração sem autorização médica, em pessoas com idade avançada e em condições físicas precárias devido a alguma doença grave ou em outras situações, as quais o médico considere inadequado o uso do laser.

Como é o tratamento com Laser?

O tratamento é feito por aplicações do Laser utilizando-se uma terapia que se chama Terapia Fotodinâmica.

No começo a aplicação é semanalmente, e depois é vai intercalando o tempo de aplicação, até o total crescimento da unha saudável, em alguns casos foi verificado um aceleramento do crescimento da unha.

Quanto maior a região comprometida, mais demorado será o tratamento.

Todo sabe que a onicomicose é de difícil tratamento. Em vista disso, a cooperação do paciente é fundamental.

Pé diabetico
Dom, 01 de Maio de 2011 22:28

O portador da diabetes, deve ter cuidados redobrados com seus pés. Devido ao aumento anormal de açúcar no sangue, os nervos podem ser danificados, o que é conhecido como neuropatia.A diabete neuropática afeta principalmente os nervos responsáveis pela sensibilidade dos pés. Isso diminui a sensação de dor na região. Lesões como cortes, bolhas, calosidades, unhas encravadas, o uso de sapatos apertados, costuras de meias e até queimaduras pela areia da praia, podem ser o inicio do problema.

Uma lesão não tratada pode infeccionar, e uma infecção não tratada pode evoluir para gangrena. A gangrena, se não for tratada, pode ocasionar a amputação do pé ou da perna. A diabetes também pode danificar os vasos sanguíneos do pé, estreitando-os. Vasos estreitos carregam menos sangue até aos pés, deste modo faltam nutrientes e oxigénio suficiente para combater as infecções. É aí que os pés se tornam ainda mais delicados e um pequeno corte já é muito perigoso.Quando nervos e artérias estão danificados, as lesões rapidamente se complicam e ameaçam todo o pé e perna. Se mesmo assim não for tratada, a infecção pode ameaçar todo o corpo.

Leia mais... [Pé diabetico]

Cuidados com os pés desde a infância podem evitar futuros problemas
Dom, 01 de Maio de 2011 22:10

A estrutura do nosso pé é uma perfeita combinação de equilíbrio, mecânica e força. Criado para suportar as enormes pressões do dia a dia e para permitir a execução de diversas atividades, ele ainda proporciona flexibilidade e resistência aos seres humanos.

Um pé adulto possui 26 ossos, 114 ligamentos e 20 músculos. Todas essas partes estão interligadas por meio de tecidos conjuntivos que se unem a vasos sanguíneos e nervos, todos revestidos por camadas de pele. A maior parte dele é constituída por cartilagem, sendo que apenas algumas pequenas porções do esqueleto e tornozelo são ossificadas.

A estrutura do pé infantil é bastante frágil. Ao nascer, algumas deformidades estão relacionadas à posição intrauterina forçada, sendo que a ossificação acontece até os seis anos de idade.

A unha encravada é um dos principais problemas dos pés, e atinge vários pacientes, inclusive crianças. As lesões são causadas, na maioria dos casos, por batidas da unha, quedas de objetos sobre o local ou até mesmo pelo corte incorreto da unha. O uso da órtese, que serve para corrigir unha com curvatura acentuada ou encravada, é uma ótima opção de tratamento. A aplicação é indolor e proporciona excelentes resultados.

Leia mais... [Cuidados com os pés desde a infância podem evitar futuros problemas]

Termos Técnicos Usados na Podologia
Qua, 20 de Abril de 2011 12:25

Onicopatia: Qualquer doença das lâminas ungueais (unhas). V. Onicose.

Onicoplastia: Órtese (restauração) da lâmina ungueal.

Onicoptose: Desvio da lâmina ungueal em sentido inferior.

Onicorrexe: Unha quebradiça, fragmentada ou com fissurações longitudinais da lâmina ungueal. Rutura das unhas.

Onicorrexia: Esfoliação das lâminas ungueais que se quebram facilmente.

Leia mais... [Termos Técnicos Usados na Podologia]

Idosos com pés aquecidos
Ter, 05 de Abril de 2011 16:52

No dia-a-dia da nossa profissão deparamo-nos com um cliente muito especial, que precisa de nossa atenção e carinho redobrados: é o nosso cliente idoso.

Muitas vezes atendo o cliente idoso, geralmente acompanhado, com dores insuportáveis nos pés. Ao examinarmos seus pés, podemos notar a existência de certas patologias que, na maioria das vezes, poderiam ser amenizadas consideravelmente se medidas profiláticas fossem tomadas.
O que seriam essas medidas?

Leia mais... [Idosos com pés aquecidos]

Depoimentos

É com enorme satisfação que recomendo seu trabalho. Sei que com sua determinação e garra para vencer, e com sua busca do conhecimento incessante você vai alcançar seus objetivos. Parabéns e obrigada por tudo.
Marcia Gottardello - Adm. de Empresas

Depoimento sobre minha Podologa? Isso, é fácil!!! Resumindo estou curado. Só que vou explicar um pouco, como estou curado. Mais ou menos à dois anos sentia uma dor no meu dedo ¨DEDÃO DO PÉ ESQUERDO¨, hoje sei que nao é DEDÃO, e sim: HALUX!!!! Tudo isso graças a minha PODÓLOGA. Minha esposa trabalha na área da saúde, e sempre dizia vai ver esse...

Home > Blog
Entre em Contato