Busca:

Sirlei Ferrari

Fazer um curso técnico na área da saúde dos pés já estava nos meus planos. Porém, há alguns anos atrás eu morava em Rondônia, onde não tinha muitas opções. Comecei a faculdade de Letras (Inglês), mas o desejo de fazer o que eu realmente gosto fez com que eu deixasse para trás uma Universidade, família e amigos para correr atrás do meu sonho.

Claro, nada foi fácil no início. Trabalhei como manicure e pedicure, fiz diversos cursos, entre eles o de Calista com o Dr. School e um na área de podologia, em Verona, na Itália. Ao saber da seleção para o Curso Técnico de Podologia do SENAC, eu não tive dúvidas, tentei uma vaga e, com bastante determinação, hoje sou técnica em Podologia.

A Podologia, como área de saúde, ainda é nova. Por isso, muitos tabus, mitos e desinformações ainda são comuns. A maioria desconhece a profissão ou a confunde com o trabalho de manicure. Sempre preciso explicar que a manicure cuida do embelezamento dos pés, já o podólogo é responsável pela saúde dos pés. Dessa forma, tratamos, entre outras coisas, de micoses, unhas encravadas e fissuras.

No dia a dia, me deparo com pacientes que apresentam graves problemas em seus pés - por descuido ou desconhecimento em relação aos cuidados que que devem ser tomados comstantemente. Principalmente pacientes com diabetes, idosos e até mesmo crianças.

O mais gratificante desta profissão está no alívio do paciente. Além da parte técnica também são fundamentais a destreza e a paciência: o podólogo precisa gostar de lidar com pessoas. A possibilidade de nos tornarmos amigos dos clientes, é uma das grandes vantagens da ativiade.

PODÓLOGA - QUEM É? O QUE FAZ?

É uma profissional, com estudo técnico–científico que conhece as patologias que atingem os pés. Além de fazer o acompanhamento do tratamento, sempre orientando e prevenindo, o podólogo atua de uma forma multidisciplinar, conforme uma ética científica e legal, encaminhando o cliente para profissionais de outras ciências, quando necessário.

Preocupados com a saúde de seus clientes e conscientes que existe uma série de doenças transmissíveis pela falta de cuidado, como aids e hepative, além de fungos (micose) bactérias e vírus, os profissionais em podologia fazem uso de todos os meis de Biossegurança, desinfecção e esterilização disponíveis para os materiais não descartáveis. 

Na sua formação, obteve os conhecimentos em:

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Podopatias;
  • Ortopedia;
  • Dermatologia;
  • Farmacologia;
  • Fundamentos da saúde;
  • Reflexologia e conhecimento biomecânico dos pés, etc.

Quando consultar um Podologista?

  • Queratopatias (calos ou calosidades);
  • Verrugas;
  • Onicomicoses (Micose na unha);
  • Onicogrifose (Engrossamento da unha);
  • Onicocriptose (Unha encravada);
  • Esporão do Calcâneo;
  • Neuroma de Morton;
  • Pé Cavo;
  • Pé Plano;
  • Dedos em garra (Deformação dos dedos)
  • Alteração do pé do diabético;
  • Alteração no pé da criança;
  • Alteração do pé no desportista.

Onicogrifose
É uma distrofia adquirida que causa o espessamento de uma ou mais unhas pela falta de cuidados, aumentando a sua extensão, e dando o aspecto curvado como o chifre de carneiro. Unhas que sofrem desse problema são mais escuras e mais grossas (espessas) e encurvadas do que as normais e geralmente crescem bastante rápido.

Esporão de calcâneo
Esporão calcâneo é uma formação óssea reativa em forma de esporão (espícula óssea), localizada na face plantar do calcâneo (osso do pé). Pode-se dizer até dizer que é um “bico de papagaio” no calcanhar. Pessoas com esta patologia têm dor na região plantar sob o calcâneo, principalmente no início da manhã e durante atividades prolongadas em posição de apoio nos pés.

Neuroma de Morton
O neuroma desenvolve uma dor característica no antepé, levando o paciente a parar a sua atividade ou, em certas ocasiões, a retirar o sapato para massagear os dedos. A dor irradia-se para trás ou para os dedos, podendo ocorrer fenômenos como formigamento nas áreas inervadas pelos ramos envolvidos. Ocorre também sensação de queimação, que pod ser agravada pelo uso de sapatos inadequados e persistência do impacto.

Pé cavo
Pé cavo é uma designação usada na área da saúde (ortopedia, podologia e fisioterapia) para designar a deformidade do pé onde há um aumento da curvatura do arco interno do pé (arco longitudinal medial).

Pé plano
Condição na qual a maior parte da planta do pé fica em contato com o solo, como resultado de redução ou ausência do arco longitudinal do pé (do dedão ao calcanhar).

Dedos em garra (Deformação dos dedos)
Os dedos em garra são, normalmente, problemas muito mais graves do que ligeiras deformações. Em alguns casos, eles podem eventualmente evoluir para uma situação grave ao longo do tempo. Nos primeiros estágios, são bastante sutis e os sintomas podem ser reparados sem o recurso à cirurgia. No entanto, se o problema não for resolvido, podem tornar-se rígidos e, nesse ponto, só um procedimento cirúrgico resolve a situação. As calosidades tendem a piorar e não a desaparecer, mesmo após a cirurgia. Nos casos mais graves podem até surgir escaras em torno das calosidades, causando, assim, infecções. 

 

Depoimentos


Sirlei conhecer Você foi um grande acontecimento em minha vida, pela profissional que Você é, tenho a segurança de recomendar o seu trabalho à todas as pessoas que necessitam cuidar-se e as vezes não sabem onde encontrar um profissional com responsabilidade e conhecimento das causas e soluções, foi conhecendo o teu trabalho que tive a segurança...


Estamos muito satisfeitas e felizes com o trabalho da Sirlei. Para nós é ótimo poder contar com uma profissional de talento e dedicação com a qual ela exerce sua profissão. Obrigada pelo carinho, amizade e atenção.

Maria Victória e Soraya- Estudantes

Home > Sirlei Ferrari
Entre em Contato

sirlei@podologiaemdomicilio.com.br

whatsapp

(41) 3014.7369

sirlei@podologiaemdomicilio.com.br
WhatsApp:(41) 9621.9982
Telefone:  (41) 3319.1796

 

Endereço
R. Venezuela. 309A, Bacacheri - Curitiba / PR

 
Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Veja nossos vídeos no Youtube Conceito Ideal