Em países tropicais como o Brasil, as sandálias ganham sempre adeptos e, com isso, aumenta a exposição dos pés, que passam a receber mais atenção. Há alguns anos a podologia era pouco conhecida, mas atualmente vem crescendo a procura por este ramo auxiliar da medicina.

É importante esclarecer que o profissional de podologia não faz o embelezamento dos pés. Ele trabalha com saúde e conhecimentos científicos. O embelezamento é feito por outro profissional. É muito comum as pessoas fazerem essa confusão.

A análise dos pés pode detectar outros problemas, como por exemplo, dermatológicos, endócrinos ou mesmo ortopédicos. O profissional técnico em podologia tem condições de fazer essas análises e encaminhar o paciente para o profissional adequado. Ele estuda outras patologias como diabetes, doenças circulatórias e doenças de pele que afetam pés e unhas. O podólogo analisa o cliente integralmente, porque determinado problema pode não ter se originado nos pés, mas vir de outras doenças e atingir essa parte do corpo.

A cultura ocidental valoriza o que aparece e o pé está escondido dentro de um calçado, ligado a um segundo plano, só sendo lembrado quando chega o verão ou quando sente dor. O termo Podologia origina-se do grego prefixo Podos = pés e sufixo Logos = tratado, estudo. Formando então Podologia nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podólogo – termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo técnico – científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia e podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.