No dia-a-dia da nossa profissão deparamo-nos com um cliente muito especial, que precisa de nossa atenção e carinho redobrados: é o nosso cliente idoso.

Muitas vezes atendo o cliente idoso, geralmente acompanhado, com dores insuportáveis nos pés. Ao examinarmos seus pés, podemos notar a existência de certas patologias que, na maioria das vezes, poderiam ser amenizadas consideravelmente se medidas profiláticas fossem tomadas.
O que seriam essas medidas?

Seriam orientações que podem prevenir e às vezes eliminar certas patologias, que tanto fazem sofrer nosso cliente especial. Cabe a nós orientarmos não só o cliente idoso, mas principalmente seu acompanhante. Caso não esteja presente, é nosso dever entrar em contato com o responsável para transmitir as orientações necessárias, sejam elas agradáveis ou não.

Concordo que é um tanto desagradável ter que falar o quanto é importante que os pés do nosso idoso sejam bem lavados, limpos e secos, já que eles não conseguem alcançá-los, pois a idade não mais permite. Sei também que é óbvio falar que nosso cliente idoso não consegue mais enxergar a região plantar de seus pés e, por isso, não sabe se há alguma pinta, mancha ou ferida que não existia antes ou se as unhas e os calos doem, essa dor é real e precisa de acompanhamento e orientação constante para que não se torne irreversível.

Enfim, tem que existir alguém que seja responsável pela saúde dos pés do nosso idoso.

As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e as manifestações nefastas no pé do idoso são significativas.