A estrutura do nosso pé é uma perfeita combinação de equilíbrio, mecânica e força. Criado para suportar as enormes pressões do dia a dia e para permitir a execução de diversas atividades, ele ainda proporciona flexibilidade e resistência aos seres humanos.

Um pé adulto possui 26 ossos, 114 ligamentos e 20 músculos. Todas essas partes estão interligadas por meio de tecidos conjuntivos que se unem a vasos sanguíneos e nervos, todos revestidos por camadas de pele. A maior parte dele é constituída por cartilagem, sendo que apenas algumas pequenas porções do esqueleto e tornozelo são ossificadas.

A estrutura do pé infantil é bastante frágil. Ao nascer, algumas deformidades estão relacionadas à posição intrauterina forçada, sendo que a ossificação acontece até os seis anos de idade.

O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. O crescimento e desenvolvimento do pé da criança deve ser acompanhado pelo Podologista assegurando um tratamento especializado e personalizado.

A unha encravada é um dos principais problemas dos pés, inclusive nos das crianças. As lesões são causadas, na maioria dos casos, por batidas da unha, quedas de objetos sobre o local ou até mesmo pelo corte incorreto da unha. O uso da órtese, que serve para corrigir unha com curvatura acentuada ou encravada, é uma ótima opção de tratamento. A aplicação é indolor e proporciona excelentes resultados.