Os efeitos terapêuticos do Led/laser são inúmeros, devido à sua amplitude nas possibilidades de aplicações. O laser possui três características peculiares, ou seja, é uma luz: colimada (sempre com o mesmo diâmetro), coerente (com o mesmo comprimento de onda) e monocromática (só com uma cor) onde apenas a porção boa da luz é utilizada. Embora emita radiação, é uma considerada energia pura, possui algumas contra-indicações, como por exemplo, a aplicação em: grávidas, portadores de marca-passo, glândulas hiperativas e manchas irregulares. Já o led não emite radiação e possui uma gama de cores que podem ser utilizadas em várias áreas de forma terapêutica. Tanto o led como o laser (vermelho e o infra) tem a mesma função e promovem os mesmos benefícios como podemos ver em várias dissertações de mestrado encontradas na internet.

O fungo vai morrendo gradativamente com a luz, os efeitos terapêuticos do Led/laser são inúmeros, devido à sua amplitude nas possibilidades de aplicações. O Led não emite radiação e possui uma gama de cores que podem ser utilizadas em várias áreas de forma terapêutica. Tanto o Led como o laser (vermelho e o infra) tem a mesma função e promovem os mesmos benefícios como podemos ver em várias dissertações de mestrado encontradas na internet. Vale à pena pesquisar!

Sua ação regeneradora, antiinflamatória, analgésica, fungicida e cicatrizante é notada em curto prazo e o mais importante: o efeito é contínuo após uma única aplicação, ou seja, a condição de melhora é visível e se mantém por muito tempo, mas devemos considerar que cada organismo tem uma maneira de reagir aos diversos tipos de tratamentos, considerando suas condições naturais e sistema imunológico.

Por ser energia pura e de alta intensidade, toda energia direcionada é absorvida pelas células, essa por sua vez reage no tecido quimicamente, por esse motivo falamos que o Led e o laser são um biomodulador tecidual. A principal diferença da ação do Led/laser das outras técnicas utilizadas na Podologia é que o benefício celular é produzido de dentro para fora, ou seja, a célula absorve os efeitos do laser através da sua ação nas mitocôndrias, promovendo sua rápida recuperação e cura.

No caso da onicomicose, que é a infestação da lâmina ungueal por fungos e/ou cândidas, devido ao ambiente propício para se instalarem: quente, úmido e escuro, o laser atua como acelerador no crescimento da lâmina saudável e destrói os fungos através da terapia fotodinâmica. Com o crescimento rápido da lâmina, a região infestada é rapidamente eliminada.

Sente alguma dor com a aplicação do Laser/Led?

O uso do laser/led não é sentido pelo paciente, já que sua potência é baixa, não esquenta, não arde, não dói, não causa prurido e nem traz nenhum desconforto. Com isso, deixamos bem claro que não se trata de um laser cirúrgico, mas sim de um laser terapêutico.

O laser de baixa potência acelera o processo de mitose das células e por isso estimula a desinflamação e a cicatrização, diminuindo também a dor.

Quem não pode usar o Laser?

O “soft laser” não pode ser usado em pessoas que possuem tumores malignos, porque, como sabemos, ele acelera a proliferação celular.Também não se deve utilizá-lo em pessoas com doenças de coração sem autorização médica, em pessoas com idade avançada e em condições físicas precárias devido a alguma doença grave ou em outras situações, as quais o médico considere inadequado o uso do laser.

Como é o tratamento com Laser?

O tratamento é feito por aplicações do Laser utilizando-se uma terapia que se chama Terapia Fotodinâmica.

No começo a aplicação é semanalmente, e depois é vai intercalando o tempo de aplicação, até o total crescimento da unha saudável, em alguns casos foi verificado um aceleramento do crescimento da unha.

Quanto maior a região comprometida, mais demorado será o tratamento.

Todos sabem que a onicomicose é de difícil tratamento. Em vista disso, a cooperação do paciente é fundamental.