Fazer um curso técnico na área da saúde dos pés já estava nos meus planos. Porém, há alguns anos atrás eu morava em Rondônia, onde não tinha muitas opções. Comecei a faculdade de Letras (Inglês), mas o desejo de fazer o que eu realmente gosto fez com que eu deixasse para trás uma Universidade, família e amigos para correr atrás do meu sonho.
Claro, nada foi fácil no início. Trabalhei como manicure e pedicure, fiz diversos cursos, entre eles o de Calista com o Dr. School e um na área de podologia, em Verona, na Itália. Ao saber da seleção para o Curso Técnico de Podologia do SENAC, eu não tive dúvidas, tentei uma vaga e, com bastante determinação, hoje sou técnica em Podologia.
A Podologia, como área de saúde, ainda é nova. Por isso, muitos tabus, mitos e desinformações ainda são comuns. A maioria desconhece a profissão ou a confunde com o trabalho de manicure. Sempre preciso explicar que a manicure cuida do embelezamento dos pés, já o podólogo é responsável pela saúde dos pés. Dessa forma, tratamos, entre outras coisas, de micoses, unhas encravadas e fissuras.
No dia a dia, me deparo com pacientes que apresentam graves problemas em seus pés – por descuido ou desconhecimento em relação aos cuidados que que devem ser tomados comstantemente. Principalmente pacientes com diabetes, idosos e até mesmo crianças.
O mais gratificante desta profissão está no alívio do paciente. Além da parte técnica também são fundamentais a destreza e a paciência: o podólogo precisa gostar de lidar com pessoas. A possibilidade de nos tornarmos amigos dos clientes, é uma das grandes vantagens da ativiade.
PODÓLOGA – QUEM É? O QUE FAZ?
É uma profissional, com estudo técnico–científico que conhece as patologias que atingem os pés. Além de fazer o acompanhamento do tratamento, sempre orientando e prevenindo, o podólogo atua de uma forma multidisciplinar, conforme uma ética científica e legal, encaminhando o cliente para profissionais de outras ciências, quando necessário.
Preocupados com a saúde de seus clientes e conscientes que existe uma série de doenças transmissíveis pela falta de cuidado, como aids e hepative, além de fungos (micose) bactérias e vírus, os profissionais em podologia fazem uso de todos os meis de Biossegurança, desinfecção e esterilização disponíveis para os materiais não descartáveis.
Na sua formação, obteve os conhecimentos em:
- Anatomia;
- Fisiologia;
- Podopatias;
- Ortopedia;
- Dermatologia;
- Farmacologia;
- Fundamentos da saúde;
- Reflexologia e conhecimento biomecânico dos pés, etc.
Quando consultar um Podologista?
- Queratopatias (calos ou calosidades);
- Verrugas;
- Onicomicoses (Micose na unha);
- Onicogrifose (Engrossamento da unha);
- Onicocriptose (Unha encravada);
- Esporão do Calcâneo;
- Neuroma de Morton;
- Pé Cavo;
- Pé Plano;
- Dedos em garra (Deformação dos dedos)
- Alteração do pé do diabético;
- Alteração no pé da criança;
- Alteração do pé no desportista.
Horários de Atendimento
Segunda à Sexta
9:00
18:00
Sábado
9:00
16:00
Agende seu Horário
Sirlei Ferrari Podologia
R. Venezuela. 309A, Bacacheri – Curitiba / PR
sirlei@podologiaemdomicilio.com.br
WhatsApp: 41 99621-9982
Telefone: 41 3319-1796